terça-feira, 24 de maio de 2011

IV SEMANA DE COMUNICAÇÃO

Na próxima segunda-feira, dia 30, vai ter início a IV Semana de Comunicação do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Os temas desse ano vão ser as redes sociais e a sustentabilidade, e as atividades vão acontecer até o dia 3 de junho, sexta-feira.

As incrições deverão ser feitas pelo site de Comunicação Social, de 25 a 27 de maio.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Camisa jeans: está com tudo
e não está prosa!


No dicionário, “versátil” que dizer algo “propenso à mudança; volúvel, inconstante, mudável“. No mundo da moda, a palavra tem ligação direta com uma peça que vem ganhando os closets de todo o país: a camisa jeans.

A peça, que foi febre nos anos 90, virou a nova queridinha do inverno 2011. Em blogs e revistas especializadas em moda, lá está ela, em lavagens claras e escuras, de todos os tamanhos e combinadas de várias formas.

Um dos pontos chaves da camisa jeans é o seu caráter democrático e sua versatilidade. Ela pode ser usada por qualquer pessoa, já que o jeans é um material que cai bem em altas, magras, gordinhas, baixas e, por ai vai. Além disso, essa peça-coringa cai bem tanto no dia, para uma produção mais casual sem perder a elegância, quanto à noite, onde pode ser combinada com acessórios brilhantes.

Para dar um tom mais feminino à camisa jeans, que veio “emprestada” dos guarda-roupas masculinos, é só usar a peça com tecidos finos, babados, sandálias e acessórios delicados e, pronto. Um visual leve, feminino e totalmente na moda.
Fernanda Dupont, 20 anos, nunca trabalhou com moda, mas frequenta blogs e está sempre lendo tudo sobre as tendências da moda. Para ela, a camisa jeans é um item essencial para as mulheres. “ Tem que ter mesmo no armário! É um item básico como aquele pretinho básico. Deixa toda mulher elegante”, diz ela.



 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

NOVOS HORIZONTES
O peso do intercâmbio na vida pessoal e profissional dos jovens


Fazer um Intercâmbio Cultural é a realização de um sonho para muitos dos estudantes, e a busca por essa atividade só tem aumentado nos últimos anos. Existem muitos pacotes de intercâmbios atualmente, dentre eles os Cursos de Idiomas, Programas AuPair (convidando jovens estrangeiros para se hospedar gratuitamente em sua casa) e estágios não-remunerados.

Camila numa nevasca
em Dublin.
Camila Teodoro viveu em Dublin por mais de um ano e meio, trabalhou de AuPair a caixa, e afirma ter sido o melhor momento da sua vida: “é uma experiência única que se possível todos deveriam fazer. Não só ir para estudar, mas trabalhar também, vivenciar com intensidade e apego a vida na outra cultura!” Além disso, considera o Intercambio uma viagem que busca o auto-conhecimento, um aprofundamento pessoal.

Rafael Paiva em seu trabalho
nos EUA.
Quando realizam uma viagem ao exterior, os jovens adquirem uma bagagem de novas tradições e idiomas. Para Rafael Paiva, que trabalhou em uma estação de esqui por três meses no Colorado, além de desenvolver o inglês e ser um grande exercício para personalidade, por ter que lidar com pessoas e costumes tão diferentes, a viagem foi fundamental para seu amadurecimento profissional “foi muito importante ter essa experiência internacional, tanto profissional, como culturalmente.”

E esse exercício com costumes e idiomas tão diferentes pode ser uma das maiores dificuldades dos intercambistas. Priscila Cheioste, que fez curso de inglês por seis meses na Irlanda, sentiu muita dificuldade com a nova língua. “A principal dificuldade era a comunicação, porque o que sabia de inglês ainda não era o suficiente para conversar sobre muitos assuntos, isso atrapalhava bastante.”

Priscila com seus amigos em
um parque na Irlanda.
Além disso, ter uma independência imediata as vezes geram nos jovens, um certo sentimento de solidão, como compartilha Camila “no Brasil sempre estava com os amigos ou familia do lado. Não iria a padaria sozinha.” Por isso, ela acredita que foi uma atividade muito importante para seu amadurecimento.

Mas em geral, esses três jovens compartilham os mesmos pensamentos: maturidade, independência e adaptabilidade foram os grandes benefícios que o Intercâmbio gerou para suas vidas, e a experiência vai para sempre um importante passo de suas vidas.

Por fim, vale lembrar que qualquer que seja o interesse do intercambista, sempre deve ser feita uma cuidadosa pesquisa por empresas que sejam apropriadas para instruir uma viagem adequada e segura.